Em todo o mundo, esses pratos têm propriedades imunológicas

De alimentos fermentados a chás apimentados, esses alimentos têm propriedades que dizem ajudar a fortalecer o sistema imunológico… e muito mais.

chucrute, chá de rooibos

A saúde holística é algo que voltou aos holofotes nos últimos anos e, com ela, pratos que exalam propriedades benéficas. Em todo o mundo, muitos países têm suas próprias ideias sobre o que é benéfico para o corpo humano e, especificamente, para o sistema imunológico de uma pessoa. É do conhecimento comum que frutas e vegetais são úteis para o corpo humano com uma miríade de nutrientes e vitaminas, mas e os pratos inteiros? Longe vão os dias em que o V8 já foi a solução para a necessidade de um influxo de nutrientes rapidamente, mas agora muitos países estão revelando seus segredos quando se trata de pratos cobiçados que fazem o mesmo.

Os benefícios para a saúde vêm em formas surpreendentes e é hora de fazer uma viagem ao redor do mundo para encontrar o que mais fortalece o sistema imunológico desses pratos. É um passeio selvagem, mas repleto de alimentos saudáveis ​​que você nem perceberá que são saudáveis, porque estará muito ocupado desfrutando de como eles são absolutamente deliciosos. Pronto para as coisas boas?

Espanha: Gazpacho

Gaspacho via Shutterstock

Com o número de vegetais usados ​​para fazer gaspacho, já deveria ser considerado um superalimento. Na Espanha, isso é considerado um ‘reforço imunológico definitivo’ e contém uma mistura de tomate, alho, pimentão, pepino, vinagre de xerez e azeite de oliva extra virgem que, quando misturados e temperados, formam uma das melhores sopas frias que você pode comer. É provável que você já tenha tentado em sua vida. O gaspacho é altamente considerado uma sopa de verão na Espanha e usa vegetais da estação para criar um prato fresco, ousado e brilhante.

Líbano: homus e seus ingredientes

Húmus via Shutterstock

Especificamente, hortelã, alho, azeite e grão de bico. Embora a hortelã seja a única coisa que geralmente não está incluída no hummus, todo o resto está, tornando-o outro lanche superalimento. O hummus é tradicionalmente servido como um pequeno prato ou tapas; uma pré-refeição antes da refeição real. É um acompanhamento leve e um óptimo mergulho para pita, bolachas ou legumes, e está cheio de boas vitaminas graças ao grão-de-bico que ajuda a criá-lo. A hortelã seria tradicionalmente usada em pratos como tabule ou no chá para fazer chá de menta, ambos saudáveis ​​e com propriedades de reforço imunológico (e reconfortantes).

Ucrânia: Chucrute

Chucrute

Na verdade, foi comprovado que o chucrute, que é repolho fermentado, é ótimo para a saúde geral do intestino. Embora este prato não seja comumente consumido sozinho em outras partes do mundo, é servido como acompanhamento em lugares como a Ucrânia e a Rússia. De qualquer maneira que você o corte, o chucrute está cheio de ingredientes benéficos que ajudam na digestão e são surpreendentemente saudáveis, apesar de seu cheiro e sabor serem um sabor adquirido, semelhante ao kimchi.

África do Sul: Rooibos

chá de rooibos com laranja via Shutterstock

Rooibos está se tornando cada vez mais popular, especialmente para aqueles que procuram incorporar mais chás e ervas para aumentar o sistema imunológico em suas dietas. Rooibos, especificamente, é cheio de antioxidantes, tornando-se uma ótima alternativa para outras variedades de chá. Também não contém cafeína, pois é um chá de ervas e é conhecido por ter benefícios que incluem a redução da pressão arterial e a ajuda no diabetes.

Bósnia: Alimentos Fermentados

vegetais fermentados via Shutterstock

É uma prática comum das famílias na Bósnia fermentar seus próprios alimentos, especialmente o repolho. Os benefícios para a saúde incluem um aumento na vitamina C, magnésio, cálcio, enxofre, ferro e fósforo. Semelhante ao chucrute, diz-se que o repolho fermentado ajuda na saúde digestiva e tem sido usado como tratamento para inflamações. Diz-se que o repolho fermentado também pode ser um alimento útil para pessoas com anemia. A crença de que os vegetais fermentados são benéficos é tão forte que alguns bósnios até bebem o líquido da fermentação que sobrou, acreditando que ajuda na tosse e pode ser usado como um agente de limpeza para o corpo.

Portugal: Azeite e Peixe

azeite de peixe via Shutterstock

Portugal é muito vocacionado para o marisco pois o país tem fácil acesso ao mar e, com ele, ao peixe fresco. Portanto, o peixe é uma parte importante da cultura alimentar neste país e é sabido que o próprio peixe é rico em ômega-3 e é muito mais saudável do que outras proteínas. O azeite é outro alimento básico da cozinha portuguesa, o que também faz sentido, uma vez que toda a região segue uma dieta mediterrânica. Algumas regiões de Portugal também produzem o seu próprio azeite, por isso não é apenas saudável, mas também produzido e cultivado localmente.

Índia: Cúrcuma

raiz de açafrão e pó via Shutterstock

Diz-se que o açafrão é um tempero milagroso e, se não era evidente pelo aumento do leite de açafrão, deveria ser evidente pelo fato de agora ser incorporado a bebidas como cafés e chás. Acredita-se que a cúrcuma seja útil para o corpo por dentro e por fora, como um agente de cura para ferimentos externos e como um auxílio digestivo para problemas internos.