Pensávamos que esses alimentos eram completamente insalubres, até que os especialistas falaram

Tecnicamente, você poderia chamá-los de lanches “não saudáveis” mais saudáveis… Mas eles também não são tecnicamente.

asa quente fresca e uma fatia de pizza

Existem alimentos que todo mundo evitou em um ponto ou outro por medo de não serem saudáveis. Na verdade, os termos ‘saudável’ e ‘não saudável’ são relativos a cada pessoa individualmente, pois nem tudo que não é saudável para uma pessoa é tão prejudicial para outra (a menos que seja no caso de doces, caso em que não é realmente saudável para alguém). A maioria dos alimentos resolve algumas necessidades dietéticas, mesmo que seja em quantidade mínima, e é por isso que a moderação é sempre fundamental. Com as férias se aproximando rapidamente e as viagens em breve para serem abertas novamente em um (espero) futuro próximo, é bom conhecer os mitos comuns da comida para que você não se impeça de se entregar desnecessariamente.

Delish e outras publicações preocupadas com a comida falaram recentemente com os especialistas sobre o que representa um risco real e o que tem uma reputação pior do que merece, e quando se trata de alimentos que demonizamos, nem todos eles merecem o frio. ombro. Na verdade, é bastante surpreendente o que não entrou na lista de alimentos para ficar longe, em férias ou não.

Carne vermelha

A carne vermelha, como o bife, tem sido objeto de debate sobre se seus benefícios à saúde superam ou não suas más qualidades para a saúde. De acordo com os especialistas, não é tão ruim para você, por alguns motivos. Para começar, nem toda carne vermelha deve ser inimiga. Tudo se resume a qualidade e quantidade sobre qualquer outra coisa. Quando confrontados com a escolha de um cachorro-quente em vez de um bife, os especialistas dizem errar no lado do bife devido às suas proteínas de alta qualidade, fonte de B12 e ferro. O mesmo se aplica a frios e até bacon; quando se trata do que é melhor para você, é a qualidade e o preparo da carne, não a carne em si.

Pão branco

fazendo pão branco do zero via Shutterstock

O pão branco é um dos alimentos mais recentes a se tornar inimigo do povo. Entre o glúten e os hidratos de carbono, parece que não há qualidades redentoras num pão branco. No entanto, a maneira de contornar isso é fazer você mesmo. A maioria dos pães brancos encontrados nas lojas oferece pouco em termos de benefícios reais para a saúde. Se for feito em casa, do zero, não apenas terá um sabor muito melhor e o recompensará com o conhecimento de que os ingredientes são de alta qualidade e benéficos, mas também permitirá que os padeiros adicionem nutrientes extras ao pão.

Batatas

Às vezes, é importante lembrar que a batata é, antes de tudo, um vegetal. Concedido, eles são um vegetal amiláceo, mas um vegetal, no entanto. Especificamente, eles são densos em nutrientes e cheios de ácido fólico, magnésio, vitaminas do complexo B, potássio, fibras e vitamina C. O que torna uma batata prejudicial à saúde geralmente é o processo pelo qual ela é cozida. O purê de batata costuma estar cheio de laticínios (o que é bom com moderação) e manteiga, enquanto as batatas fritas estão cheias de óleos que não são muito benéficos.

pizza

Ficamos igualmente surpresos ao ver que a pizza estava na lista. Semelhante ao pão branco, a prova está na qualidade. Embora a pizza de uma rede de fast-food possa não estar na lista, fazer pizza em casa é definitivamente uma melhoria. Pizza feita com massa de trigo integral, coberta com molho caseiro, muitos vegetais e carnes magras pode deixá-lo cheio, satisfeito e cheio de deliciosos nutrientes, tudo por meio de uma fatia de pizza. Na verdade, aqui está um ótimo guia para fazer sua própria pizza ao estilo de Nápoles em casa.

Asas quentes

um prato de asas quentes via Shutterstock

Em sua essência, as asas quentes são essencialmente pedaços de frango com pele crocante. Isso significa que comê-los não é muito diferente de comer um frango assado. A diferença é a maneira como é cozido – asinhas quentes na fritadeira ou assadas são muito mais saudáveis ​​do que as fritas. Opte por um molho de búfalo mais leve (ou nenhum) e pronto, eles são totalmente bons para comer.

Biscoitos de aveia

De todos os cookies disponíveis no momento, os cookies de aveia são de longe alguns dos mais saudáveis. Embora possam parecer o primo malvado de um biscoito de chocolate disfarçado, na verdade são cheios de fibras, gorduras saudáveis ​​e até proteínas. Na verdade, são ótimos para consumir antes de um treino e até mesmo como um lanche no café da manhã, especialmente se forem caseiros e o teor de açúcar for controlado ou substituído com mel ou outro adoçante.

Manteiga de amendoim e outras nozes

uma variedade de manteigas de nozes via Shutterstock

A manteiga de amendoim não é o inimigo, mas todos os conservantes da típica manteiga de amendoim comprada em lojas são. Optar por manteiga de amendoim simples e totalmente natural é muito melhor do que o tipo que todos temos em nossos sanduíches de lancheira. O mesmo vale para outras manteigas de nozes – embora tenham um sabor doce e mais como uma sobremesa do que manteiga de nozes, elas são perfeitamente adequadas com moderação.