Tudo o que você precisa saber sobre como gerenciar o jet lag

O Jet Lag é um dos grandes inconvenientes de viajar, mas pelo menos existem algumas maneiras de torná-lo melhor.

Aeronaves de Passageiros Voando Obturador

Uma das coisas irritantes de voar para um destino totalmente novo no mundo é o jet lag. A pessoa deve se divertir muito quando chega lá, tem tudo planejado, mas, em vez disso, está cansada, enjoada e sem energia. O jet lag é causado por viagens rápidas de longa distância ao redor do mundo em fusos horários muito diferentes. Isso interfere no ritmo circadiano do corpo.

Quando alguém chega, pode parecer noite quando é dia (e vice-versa). É algo que se deve ter em mente se estiver viajando para partes muito diferentes do mundo. A Nova Zelândia tem alguns dos voos mais longos do mundo, então pode-se esperar um jet lag se estiver voando para destinos distantes como Nova Zelândia ou Austrália.

O que é Jet Lag e o que o causa

O jet lag é um problema cronobiológico, pois o corpo está constantemente trabalhando em um ritmo de quando dormir e quando acordar. O ritmo circadiano também é conhecido como relógio biológico. O ritmo ajuda a ditar os horários de comer, dormir, regular os hormônios e até as variações da temperatura corporal. Mas quando se voa ao redor do mundo, o ambiente para o qual esse relógio biológico está definido não corresponde mais ao novo ambiente.

Pode-se não conseguir dormir na primeira noite no destino. Pode levar dias para que os padrões de sono de uma pessoa se acertem. Pode-se acordar em horários estranhos – como muito cedo pela manhã (como 4h) ou muito tarde (como 13h).

  • Oeste para Leste: Parece mais cedo do que o horário local (por exemplo, voando de Nova York para Londres)
  • Leste a oeste: Parece mais tarde do que o horário local (por exemplo, voar de Londres para Nova York)

Geralmente, os viajantes acham mais difícil viajar para o leste – como de Nova York a Londres. Voar para o leste faz com que as coisas pareçam mais cedo.

  • Recuperação: pode levar dias
  • Era: Jet Lag piora com a idade

Fadiga de viagem e dicas para jet lag

Além disso, os níveis de umidade são baixos nos aviões. Se você não beber água suficiente durante o voo, poderá ficar um pouco desidratado. A desidratação também pode contribuir para alguns sintomas de jet lag. Mayo Clinic

O jet lag pode ser agravado pelo cansaço da viagem. Além da perda de sono causada por voar e viajar a noite toda, é preciso lidar também com desorientação, espaço apertado, falta de movimento na aeronave e desidratação causada pelo ar seco.

Para controlar o jet lag, descanse bastante antes de voar e, se chegar a uma reunião, tente chegar cedo para descansar um pouco antes. Há muitas outras dicas a serem lembradas para evitar o jet lag – mas às vezes serão apenas alguns dias difíceis.

  • Fique hidratado: O ar está seco durante o voo, lembre-se de se hidratar e beber
  • Dormir no avião: Tente dormir no avião se for noite no destino de alguém

Pressão do Ar e Jet Lag

Uma das influências no jet lag é a mudança na pressão da cabine. De acordo com a Mayo Clinic, algumas pesquisas mostram que mudanças na pressão da cabine e altas altitudes associadas às viagens aéreas podem contribuir para alguns sintomas do jet lag. Isso é válido independentemente de alguém estar viajando em fusos horários.

  • Gorjeta: Voe em uma nova aeronave de fibra de carbono como o Dreamliner

Para aproveitar esse conhecimento, tente reservar seu voo em uma aeronave moderna de fibra de carbono – como o 787 Dreamliner. A estrutura de fibra de carbono do Dreamliner permitia que a aeronave fosse pressurizada em um nível muito mais alto do que outras aeronaves de alumínio mais antigas.

  • Dreamliner: Tem uma pressão de cabine mais alta

Uma maior pressão na cabine diminui a altitude da cabine e faz com que os passageiros se sintam melhor durante e após o voo. Se parece viajar a 6.000 pés de altitude em vez de 8.000 pés com a maioria das aeronaves, isso significa que há mais oxigênio na corrente sanguínea e é provável que você tenha menos dores de cabeça e fadiga. Quando alguém chega ao seu destino, o corpo deve ser capaz de se ajustar ao novo fuso horário mais rapidamente.

  • Bônus: O Dreamliner tem um melhor sistema de filtragem de ar com mais umidade

Há outro bônus em voar em aeronaves modernas como o Dreamliner. Ele também possui um sistema de filtragem de ar melhor que aumenta a umidade para que as pessoas tenham menos probabilidade de ficar com a pele seca ou os lábios rachados.